Quando chega a hora de organizar uma viagem, uma das primeiras decisões que deve tomar é que tipo de alojamento escolher. Prefere a privacidade e os serviços exclusivos de um hotel ou procura um ambiente mais descontraído e económico como o de um hostel?
É uma decisão importante, e conhecer bem a diferença entre hotel e hostel irá ajudá-lo a tomá-la com confiança. Neste artigo explicamos o que caracteriza cada estabelecimento e quais são as suas principais diferenças em termos de serviços, regulamentação e segurança.
Além disso, se for proprietário de um destes alojamentos, dar-lhe-emos dicas para melhorar a experiência dos seus hóspedes, em ambos os casos!
O que é exatamente um hotel?
Para começar, um hotel é um estabelecimento pensado para oferecer quartos privados, geralmente com casa de banho própria, e vários serviços complementares. Os hotéis focam-se geralmente em viajantes que valorizam privacidade, conforto e exclusividade.
Quanto maior a classificação por estrelas (de três a cinco estrelas), mais comodidades um hotel oferece. Por exemplo, restaurante próprio, piscina, ginásio ou receção 24 horas.
E o que entendemos por hostel?
Por sua vez, um hostel (também chamado albergue) é um alojamento mais simples, económico e, geralmente, mais informal. Dispõe de quartos privados ou partilhados, e as casas de banho em muitos casos são partilhadas.
O atrativo do hostel está no seu ambiente social e acolhedor, ideal para turistas que querem conhecer novas pessoas, partilhar experiências e poupar nas despesas.
Principais diferenças entre hotel e hostel
Embora ambos os alojamentos tenham o mesmo propósito básico (oferecer descanso ao viajante), existem diferenças claras em alguns dos seus aspetos:
1. Tipos de quartos: privacidade ou experiência partilhada
A primeira grande diferença reside no tipo de quarto que oferecem. Enquanto num hotel terá sempre quartos privados com casa de banho própria, num hostel pode haver quartos partilhados e casas de banho comuns.
Isso torna o hotel perfeito para quem prioriza a privacidade, enquanto o hostel é mais atraente para quem procura socializar.
2. Serviços adicionais: exclusivos ou comunitários
Quanto aos serviços, os hotéis costumam incluir mais comodidades exclusivas em geral e especialmente nos quartos, onde nunca podem faltar, por exemplo, os minibares de hotel. Nem o serviço de quartos!
Os hostels, por outro lado, oferecem mais espaços comuns para cozinhar ou passar tempo de lazer, mas não costumam contar com minibar ou restaurante próprio. Se procura serviços premium e conforto absoluto, um hotel será o melhor para si; se prefere um ambiente descontraído e comunitário, vai adorar ficar num hostel!
3. Regulamentação e normas: mais rigorosas ou mais flexíveis
Outra diferença entre hotel e hostel está na regulamentação. Os hotéis, principalmente a partir de três estrelas, estão sujeitos a uma regulamentação mais rigorosa que garante serviços mínimos e um nível de segurança elevado. Referimo-nos, por exemplo, à obrigatoriedade de instalar cofres nos quartos.
Por outro lado, os hostels costumam estar sujeitos a uma regulamentação mais flexível, embora cada vez sejam mais os que adotam voluntariamente padrões elevados de segurança para concorrer melhor no mercado. E fazem bem!
4. Segurança: do tradicional ao tecnológico
Historicamente, a segurança foi talvez uma das diferenças mais marcantes entre os dois alojamentos. É hoje comum encontrar, em hotéis de categoria média e alta, fechaduras eletrónicas e acesso digital controlado. A tecnologia tomou conta do setor hospitality, sobretudo dos hotéis, o que significou uma melhoria notável da segurança destes estabelecimentos.
E embora os hostels tenham sempre sido adeptos da chave mecânica clássica, a boa notícia é que isso está a mudar rapidamente: cada vez mais os hostels estão a incorporar soluções modernas para garantir uma estadia mais segura.
Como melhorar a experiência do hóspede em hotéis e hostels
Se for gerente de um hotel ou de um hostel, pergunta-se com certeza constantemente como pode inovar na experiência do hóspede. E a resposta é clara: hoje em dia, independentemente do tipo de alojamento hoteleiro que prefiram, os viajantes valorizam muito a segurança, o conforto e a tecnologia aplicada ao turismo.
Neste sentido, soluções como o check-in online estão a revolucionar a experiência hoteleira, reduzindo esperas e agilizando processos. Por isso, os alojamentos que já apostaram nestas tecnologias avançadas estão à frente em termos de satisfação do hóspede.
Transforme o seu hotel ou hostel com a Omnitec
Na Omnitec Systems, ajudamos há muitos anos estabelecimentos turísticos de todo o tipo a transformar a experiência do hóspede por meio de soluções tecnológicas inovadoras. Desde fechaduras que permitem gerir os acessos com um smartphone até modernos minibares ou cofres.
Quer esteja a gerir um hotel grande ou um pequeno hostel familiar, ajudamo-lo a modernizar o seu estabelecimento com tecnologia acessível, segura e eficiente.
Quer descobrir tudo o que podemos fazer pelo seu hotel ou hostel? Não espere mais, entre em contacto com a Omnitec e vamos fazer com que os hóspedes escolham sempre o seu alojamento!