Ter uma ou várias propriedades de alojamento local pode ser uma grande oportunidade de negócio, mas também se pode tornar uma dor de cabeça: mensagens a qualquer hora, entregas de chaves incómodas, reservas duplicadas por falta de sincronização... Já viveu alguma destas situações? Certamente que sim!
A boa notícia é que hoje, graças à tecnologia, automatizar a gestão dos seus alojamentos locais é mais fácil do que nunca.
Neste artigo, mostramos como, com as automatizações adequadas, pode poupar tempo, evitar erros e oferecer uma melhor experiência aos seus hóspedes.
Por que automatizar a gestão da sua casa de aluguer turístico?
Pode achar que automatizar a gestão do seu alojamento turístico não é necessário, ou que se trata simplesmente de mais uma tendência. Nada mais longe da realidade!
Tanto se gere apartamentos turísticos, casas rurais ou um pequeno hotel 24h, a digitalização permite-lhe otimizar processos repetitivos e concentrar-se em tarefas mais importantes, como oferecer um melhor serviço ao cliente ou fazer crescer o seu negócio.
Portanto, adotar a automatização não é uma moda passageira, mas uma necessidade crescente, especialmente considerando as múltiplas vantagens que pode oferecer. Por exemplo:
- Poupar tempo. Ao automatizar, as tarefas manuais e repetitivas são minimizadas.
- Menos erros. Também evita confusões devidas a erros humanos, como reservas duplicadas ou mensagens esquecidas.
- Mais flexibilidade e autonomia, tanto para si como para os seus hóspedes.
- Controlo total em tempo real. Pode supervisionar toda a atividade da sua propriedade em qualquer lugar.
5 tarefas que pode automatizar nos seus alojamentos locais
Agora já conhece os benefícios de implementar automatizações numa casa de aluguer turístico. Mas, sabe que tipo de tarefas pode automatizar? Vamos vê-las:
1. Gestão autónoma do check-in e check-out
Uma das maiores dores de cabeça para os proprietários é coordenar as chegadas e partidas dos diferentes hóspedes, não é? Mas com soluções como as fechaduras eletrónicas da Omnitec e a app Rent&Pass, este processo pode ser consideravelmente automatizado e simplificado.
Estas soluções permitem a gestão remota do check-in e check-out em alojamentos turísticos. Como? Os seus hóspedes recebem chaves digitais diretamente no seu telemóvel, poupando esperas desnecessárias e deslocações incómodas.
Estas chaves digitais são ativadas e desativadas de forma automática de acordo com as datas de cada reserva, o que aumenta a segurança e o controlo sobre a sua propriedade.
2. Comunicação com os hóspedes
As instruções de acesso ao apartamento, as regras do alojamento, recomendações, pedidos de comentários... São muitas as mensagens que, como proprietário, tem de enviar aos seus hóspedes, e esta tarefa pode consumir muito tempo se não decidir automatizá-la.
Com as ferramentas de automatização adequadas, as suas mensagens podem ser agendadas e enviadas de forma personalizada. Pode assim melhorar a experiência do hóspede e otimizar o seu tempo.
Além disso, se já trabalha com um PMS, pode conectá-lo ao seu sistema de acesso para que o envio de credenciais e avisos seja automático, ficando tudo centralizado.
3. Sincronização de calendários e reservas
Se a sua propriedade estiver anunciada em diferentes plataformas, como Airbnb ou Booking, já saberá que manter os calendários atualizados pode ser complicado.
Por sorte, o PMS centraliza todas as suas reservas e atualiza automaticamente os calendários, evitando duplicações de reservas ou datas bloqueadas por engano. E, ao integrá-lo com a sua solução de acesso, as chaves digitais são ativadas e desativadas sozinhas, de acordo com cada reserva confirmada, sem precisar da sua intervenção.
4. Controlo remoto em tempo real
Fica preocupado com o que acontece quando não está? Fique tranquilo! Soluções como as fechaduras eletrónicas Bluetooth conectadas a gateways também permitem monitorizar acessos em tempo real e auditar remotamente todas as entradas e saídas.
Na Omnitec, por exemplo, oferecemos soluções como a OS ACCESS e a respetiva app UpKey, para que possa gerir todos os seus acessos no telemóvel, onde quer que esteja.
5. Tarefas de limpeza e manutenção
Outra das grandes vantagens de automatizar é que pode melhorar a coordenação das tarefas de limpeza e manutenção do seu alojamento.
Integrando o seu sistema com calendários partilhados, a sua equipa de limpeza pode receber notificações automáticas sobre entradas e saídas, agilizando o processo e garantindo que a sua propriedade esteja sempre impecável.
Como a Omnitec pode ajudá-lo a automatizar a sua casa de aluguer turístico
Automatizar não significa esquecer o que acontece na sua propriedade, pelo contrário. Permite-lhe monitorizar quando quiser, evitando gastar energia em tarefas repetitivas. Além disso, a tecnologia é flexível: decida que processos deseja automatizar e quais prefere continuar a fazer manualmente.
Na Omnitec, há muitos anos que ajudamos proprietários e gestores de alojamentos turísticos a dar o salto para a digitalização. Se quiser implementar automatizações no seu negócio, a nossa solução Rent&Pass foi concebida para simplificar ao máximo a gestão de acessos da sua casa de aluguer turístico.
Além disso, com a sua versão avançada Rent&Pass PRO, dispõe de funções adicionais como o calendário visual de credenciais e check-in, a gestão avançada do pessoal e a monitorização constante de entradas e saídas.
Como pode ver, automatizar a sua propriedade é uma aposta segura: melhore a sua qualidade de vida, proporcione uma experiência imbatível aos seus hóspedes e torne o seu negócio mais lucrativo. Não espere mais e dê o passo com a Omnitec!