Check-in online

Ofereça check-in online aos seus hóspedes: entrega remota de chaves para alojamento local

Otimize a gestão do seu alojamento a partir de qualquer lugar

30/06/2025
Ofereça check-in online aos seus hóspedes: entrega remota de chaves para alojamento local

Se tem um alojamento local ou um pequeno hotel, já se encontrou mais do que uma vez na situação de esperar horas pela chegada de um hóspede. Talvez até tenha tido que abandonar de um jantar com amigos ou madrugar apenas para entregar chaves. Soa-lhe familiar, não é?

Hoje, graças à digitalização e às novas tecnologias, tudo isso tem solução. Uma das melhores inovações do setor hospitality nos últimos anos é o check-in online, uma tendência crescente que está a revolucionar a forma como os proprietários de alojamentos turísticas gerem a chegada dos seus hóspedes.

Mas, o que é exatamente o check-in online e como pode beneficiar o seu alojamento? Contamos-lhe tudo neste novo artigo.

O que é check-in online para hotéis?

O check-in online para apartamentos turísticos e hotéis consiste basicamente em que o hóspede possa entrar no seu alojamento sem necessidade de contacto físico com o proprietário ou gestor do estabelecimento.

Com a ajuda de fechaduras eletrónicas e das apps móveis, pode agora entregar chaves digitais, códigos temporários, ou eKeys diretamente no telemóvel do hóspede. Isso torna o processo mais rápido, simples e prático para todos.

Vantagens de oferecer um check-in online no seu alojamento

Tanto se gere apartamentos turísticos como um hotel, oferecer um check-in online pode trazer inúmeros benefícios:

1. Melhor experiência para os seus hóspedes

Imagine chegar cansado de uma longa viagem e poder entrar diretamente no seu alojamento sem esperar por ninguém ou depender de horários específicos. Isso é exatamente o que qualquer hóspede gostaria.

Porquê? Porque ganha flexibilidade, comodidade e autonomia, três aspetos-chave para a sua satisfação.

2. Maior flexibilidade para si como anfitrião

Acabaram-se as esperas intermináveis, a pressa e as deslocações incómodas. Pode agora gerir toda a chegada dos seus hóspedes a partir do seu telemóvel, independentemente de onde estiver.

3. Poupe em custos operacionais

Além disso, ao evitar deslocações e tempos de espera, reduz despesas operacionais, otimizando a gestão do seu alojamento turístico.

4. Mais segurança e controlo

Graças às fechaduras eletrónicas e às chaves digitais, pode controlar quem acede à sua propriedade e quando, melhorando a segurança tanto para si como para os seus hóspedes.

De que precisa para implementar um check-in online?

Está possivelmente a perguntar-se se é complicado ou caro implementar um sistema destes. A boa notícia é que implementar o check-in online no seu alojamento é mais simples do que imagina. Basta dispor de:

  • Uma fechadura eletrónica compatível (Bluetooth ou numérica).
  • Uma aplicação móvel para a gestão remota dos acessos.

Neste sentido, existem hoje em dia diferentes soluções tecnológicas fáceis de instalar e usar, pensadas para alojamentos turísticos. É o caso, por exemplo, da Rent&Pass, a aplicação que desenvolvemos internamente na Omnitec.

Permite a gestão remota do check-in e check-out do seu alojamento, podendo, com ela, criar chaves digitais (eKeys) ou códigos de acesso para os seus hóspedes diretamente no seu próprio smartphone.

Como funciona o check-in online para apartamentos turísticos?

O processo de check-in online em alojamentos turísticos é muito simples. Explicamos-lhe tudo:

  1. Reserva confirmada. Primeiro, o hóspede reserva a estadia no seu alojamento.
  2. Envio de credenciais digitais. Em seguida, na sua aplicação móvel, poderá gerir e enviar ao hóspede as suas chaves digitais ou um código temporário para ele poder aceder à sua propriedade.
  3. Chegada autónoma do hóspede. Chegada a data da sua reserva, o hóspede acede ao alojamento com a chave digital recebida no telemóvel.
  4. Fim automático da estadia. Quando a estadia termina, as credenciais são automaticamente desativadas.

App Rent&Pass para a gestão remota de alojamentos turísticos

Escolha a Omnitec: ofereça um check-in online fácil e seguro

Se ainda não dispõe de um sistema de check-in online na sua propriedade, este é o melhor momento para começar. Na Omnitec somos especialistas em oferecer soluções tecnológicas inovadoras que simplificam a vida dos proprietários e dos hóspedes!

Como já dissemos, o nosso sistema de gestão remota Rent&Pass pode ajudá-lo a dar o passo rumo à digitalização do seu alojamento turístico, facilitando muitas tarefas e aumentando a rentabilidade do seu negócio.

Além disso, sua versão avançada, Rent&Pass PRO, inclui funcionalidades adicionais como o calendário de reservas e a auditoria detalhada de acessos, perfeitas se gerir várias propriedades ao mesmo tempo.

Em qualquer caso, é claro que o check-in online chegou a este setor para ficar. O conforto, a segurança e a autonomia que esta opção proporciona são argumentos mais do que suficientes para apostar nela. Junte-se à mudança com a Omnitec!